wpeB.jpg (9649 bytes)

Dom Hélder Câmara

67 anos de sacerdócio (  15 de agosto de 1931)
1000 anos de muito amor ao Pai

O jornal Igreja Nova escolheu esta maneira singela de homenagear o Arcebispo Emérito de Olinda e Recife, quando das proximidades dos seus 65 anos de vida sacerdotal.helder.jpg (19101 bytes) Divulgando alguns dos seus pensamentos evangelizadores, o Igreja Nova torna-se solidário com o testemunho do teólogo e padre José Comblin, hoje radicado no Estado da Paraíba:

“Uma das características da pregação de Dom Hélder como profeta do Terceiro Mundo foi sua universalidade. Nunca apareceu como pregador
para os católicos. A sua palavra, os seus gestos, a sua pessoa suscitaram entusiasmo igual entre os não católicos e os católicos, às vezes mais entre
os não católicos. Pode-se dizer que ele foi, e é, o único bispo católico que alcançou verdadeira audiência no mundo não católico... Desse modo,
pode-se dizer que, a partir de 1968, Dom Hélder se tornou o São Paulo do nosso século, o apóstolo dos pagãos, o apóstolo do mundo exterior... Alguns disseram que a sua mensagem não era ‘religiosa’. Mas, a mensagem
de Jesus também não era. Justiça e dignidade para as massas do Terceiro Mundo. Não era essa a mensagem de Jesus?” (Dom Hélder, pastor e profeta / Maria Bernarda Potrick et al. São Paulo, Edições Paulinas, 1983, p. 39)
( A seleção dos textos desta homenagem foi feita por Fernando Gonçalves )

"Quando te cantarem loas e jogarem mantos sob os teus pés conta, os dias entre o Domingo de Ramos e a Sexta-feira Santa".

"Faze com alma o que na vida te for dado fazer, mas não esqueças nunca de integrar-te nos grandes planos de Deus".

"É importante alertar contra a tentação do egoísmo. A experiência demonstra que o egoísmo é fonte segura de infelicidada pessoal e de infelicidade em torno de si".

"Se desejas dialogar, não te imponhas como inevitável total. Vai como parcela...".

helder2.gif (15029 bytes) "Das barreiras a romper a que mais custa e a que mais importa é, sem dúvida, a da mediocridade".

"Não te esqueças: ao carro empacado bastou um pequeno impulso dado por um carro amigo. A almas cansadas e vencidas basta por vezes ainda menos".

"Rezo, cada vez mais, pela conversão do irmão do filho pródigo. Tenho no ouvido o aviso impressionante: 'O primeiro despertou de sua vida de pecado. O segundo quando despertará de sua virtude?' ".

"Tem carinho especial, Senhor, com as pessoas muito lógicas, muito práticas, muito realistas, que se irritam com quem crê no cavalinho azul".

"Feliz de quem entende que é preciso mudar muito para ser sempre o mesmo".

"Quando olhares em torno e tudo parecer treva, escuridão, fantasma, antes de clamar contra a maldade dos tempos e dos homens examina se estás sendo a luz que deves ser".

"Não te deixes dilacerar entre o ontem e o amanhã. Vive sempre e apenas o hoje de Deus".

"Há pessoas que, independentes de idade, pelo que são, pelo que dizem, pelo que fazem, são sempre meio-dia".

"O segredo da perene juventude de alma é ter uma causa a que dedicar a vida".

"Tenho pena, Senhor, dos sem-abrigo, e mais pena ainda dos instalados, dos enraizados, que fizeram da Terra mora permanente".

"Aprende com as ondas: recua, mas para voltar, para insistir, sem cansaço, sem desistência, noite e dia, enquanto a Mão Divina não der sinal de ter sido atingida a plenitude das grandes águas vivas".

"É bom que ninguém se iluda, ninguém aja de maneira ingênua: quem escuta a voz de Deus e faz sua opção interior e arranca-se de si e parte para lutar pacificamente por um mundo mais justo e mais humano, não pense que vai encontrar caminho fácil, pétalas de rosas debaixo dos pés, multidões à escuta, aplausos por toda a parte e, permanentemente, como proteção decisiva, a Mão de Deus. Quem se arranca de si e parte como peregrino da justiça e da paz, prepare-se para desertos". assina.gif (1469 bytes)

HOMEPAGE DE DOM HELDER: http://www.domhelder.com.br